Performance Matemática Digital: o aluno produzindo vídeos e construindo conceitos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8474Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar a produção de vídeos por alunos como uma performance matemática digital. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso, na disciplina de Matemática, com 54 alunos de três turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Canguçu, RS. Foram produzidos 13 vídeos, dos quais três foram selecionados, um de cada turma, os mais coerentes com a proposta, sendo que, desses três, um foi premiado em dois festivais de vídeos. Para os alunos, a produção foi de suma importância, visto que possibilitou aprender mais o conteúdo e de maneira diferenciada, sendo que mais de 90% desses alunos responderam que gostariam de produzir novos vídeos.
Downloads
References
BARAB, S. A. et al. Designing and building an on-line community: the struggle to support sociability in the Inquiry Learning Forum. Educational Technology Research & Development, New York, v. 49, n. 4, p. 71- 96, 2001.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; CHIARI, A S. S. Tecnologias digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, n. 53, p. 1115-1140, 2015.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Desenvolvimento de Vídeos Educativos como Windows Movie Maker e o YouTube: uma
experiência no Ensino Superior. 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9019/1/%20Movie%20-%20Lusocom.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2017.
BRUNVAND, S. Best practices for producing video content for teacher education. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, Dearborn, Michigan, v. 10, n. 2, p.247-256, 2010.
FELCHER, C. D. O. Tecnologias digitais e ensino de matemática: o uso de Facebook no processo de ensino dos números racionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
FELCHER, C. D. O. et al. Produzindo vídeos, construindo conhecimento: uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, RS, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários àprática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADANIDIS, G.; GEIGER, V. A social perspective on technology enhanced mathematical learning - from collaboration to performance. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, Berlin, v. 42, n. 1, p. 91-104, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.São Paulo: Atlas, 2012.
GUO, P. J.; KIM, J.; RUBIN, R. How video production affects student engagement: an empirical study of mooc videos. In: PROCEEDINGS OF THE FIRST ACM CONFERENCE ON LEARNING @ SCALE CONFERENCE. ACM, MIT CSAIL, Cambridge, MA, USA: University of Rochester, Rochester, NY, USA, 2014. p. 41-50.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MATTAR, J. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131>. Acesso em: 22 out. 2017.
OCAMPO, D. M.; SANTOS, M.; FOLMER, V. A Interdisciplinaridade no ensino é possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 30, n. 56, p. 1014-1030, 2016.
PEREIRA, J.; JANHKE, G. A produção de vídeo nas escolas: educar com prazer. Pelotas: UFPel, 2012.
PIRES, C. M. C. Educação Matemática e sua influência no processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 21, n. 29, p. 13-42, 2008.
SILVA, J. P. A produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2014.
SILVA, R. S. R. da. Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais. Bolema, Rio Claro, SP, v. 28, n. 49, p. 950-973, 2014.
VARGAS, A; ROCHA, H. V.; FREIRE, H. V. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Revista Renote, Porto Alegre, RS, v. 5, n. 2, p. 1-13, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR