Vídeos como objetos de aprendizagem potencialmente significativos

Autores

  • Adriano Edo Neuenfeldt Doutorando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), Universidade do Vale do Taquari.
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari
  • Lara Kalkmann Goulart Acadêmica de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8475

Resumo

Este artigo versa sobre a produção de vídeos como objetos de aprendizagem potencialmente significativos (Oaps). Os vídeos foram postados num canal do YouTube gerenciado pelos próprios estudantes. Com o trabalho desenvolvido, buscaram-se analisar e apontar alternativas metodológicas, para incluir os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. Foi desenvolvido um estudo de caso que envolveu estudantes matriculados na disciplina de cálculo de uma instituição do ensino superior. Ressalta-se que a proposta permanece em desenvolvimento e, até o momento, foi possível perceber que os estudantes se comportam, principalmente, como consumidores de informação e, em menor escala, como produtores de conhecimento, tendo o professor como mediador do processo.

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Biografia do Autor

  • Adriano Edo Neuenfeldt, Doutorando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), Universidade do Vale do Taquari.

    Doutorando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), Universidade do Vale do
    Taquari.

  • Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari

    Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de
    Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Vale do Taquari.

  • Lara Kalkmann Goulart, Acadêmica de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari.
    Acadêmica de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari.

     

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Vídeos como objetos de aprendizagem potencialmente significativos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i1.8475. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8475. Acesso em: 16 out. 2025.