Metodologias ativas e tecnologias digitais na formação do professor de computação

Authors

  • Adão Caron Cambraia Professor da licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar).
  • Leonardo Matheus Pagani Benvenutti Técnico administrativo em Educação e mestrando em Educação no Iffar.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8476

Abstract

Neste texto, apresentamos um relato de experiência da disciplina Metodologia do Ensino da Computação II, desenvolvida no curso de licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santo Augusto. A proposta é apresentar conceitos como: projetos, ensino híbrido, salas de aula invertidas como potenciais a práticas inovadoras na licenciatura e nas escolas de educação básica. Destacamos conceitos de metodologias ativas aliadas com as tecnologias digitais e analisamos as atividades desenvolvidas na disciplina e a importância da articulação de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo para concretizar a presença de uma cultura digital na educação. Aliamos o planejamento de projetos com tecnologias como forma de estudo e envolvimento profissional na educação, o que proporciona o entendimento de que não basta a incorporação de tecnologias na educação de forma descontextualizada, sendo fundamental um planejamento coletivo
na comunidade escolar.

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Author Biographies

  • Adão Caron Cambraia, Professor da licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar).

    Professor da licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    (Iffar).

  • Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, Técnico administrativo em Educação e mestrando em Educação no Iffar.
    Técnico administrativo em Educação e mestrando em Educação no Iffar

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Published

2018-08-10

How to Cite

Metodologias ativas e tecnologias digitais na formação do professor de computação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i1.8476. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8476. Acesso em: 16 oct. 2025.