Utilização da metodologia WebQuest nas aulas de matemática: uma proposta para o estudo de matrizes

Authors

  • Camila Faligurski Fim Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências
  • Pâmela Ceolin Pinto Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências.
  • Rosana Maria Luvezute Kripka Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, São Carlos, e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da área de Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8477

Abstract

Apresenta-se resultados de uma pesquisa em desenvolvimento, na qual se propõe a utilização do recurso tecnológico digital da WebQuest para o ensino e a aprendizagem de matemática. Também propõe-se a elaboração de uma tarefa para abordagem do tópico matrizes, envolvendo o uso de materiais educacionais, disponibilizados na rede mundial de computadores (WWW), bem como o uso da resolução de problemas, tendo em vista potencializar e facilitar a aprendizagem significativa desse objeto matemático. Pretende-se aplicar a tarefa com estudantes do ensino médio, com o objetivo de avaliar qualitativamente as implicações observadas em termos de aprendizagens ocorridas.

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Author Biographies

  • Camila Faligurski Fim, Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências

    Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto
    de Ciências Exatas e Geociências

  • Pâmela Ceolin Pinto, Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto de Ciências Exatas e Geociências.

    Acadêmica do curso de Matemática da UPF. Bolsista de iniciação científica voluntária (Pivic/UPF), Instituto
    de Ciências Exatas e Geociências.

  • Rosana Maria Luvezute Kripka, Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, São Carlos, e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da área de Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.

    Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, São Carlos,
    e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
    do Sul. Docente da área de Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de
    Passo Fundo.

     

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Published

2018-08-10

How to Cite

Utilização da metodologia WebQuest nas aulas de matemática: uma proposta para o estudo de matrizes. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i1.8477. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8477. Acesso em: 16 oct. 2025.