Geometria analítica com GeoGebra usando a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8478Abstract
Os docentes estão inserindo a utilização da tecnologia para incrementar e dinamizar suas aulas, de modo a prender a atenção dos estudantes, possibilitando a interação entre a teoria e a prática em sala de aula.
Este trabalho apresenta os resultados obtidos de uma pesquisa quali-quantitativa de trabalho de campo utilizando o software GeoGebra e suas funcionalidades nas aulas de geometria analítica: ponto e reta, tendo como base as atividades propostas para uma turma de ensino médio. Destaca-se o uso da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e do software no auxílio ao desenvolvimento do processo educacional, proporcionando novos horizontes, apoiando os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Downloads
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução àteoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. PCN+, Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2010. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2017
DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. v. 3.
DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar - Geometria Plana. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
GEOGEBRA, Site Oficial. 2017. Disponível em:<https://www.geogebra.org/>. Acesso em: 30 mar. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOODENOUGH, W. Culture, language, and society. Reading: Addison Wesley, 1971.
HOHENWARTER, M. Geogebra 4 Quickstart. Tradução para português de Portugal de Antônio Ribeiro e Jorge Geraldes. 2015. Disponível em: <http://static.geogebra.org/help/geogebraquickstart_pt_PT.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
MOREIRA, M. A. A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7-29, 2002.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2). Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
VALERIO, S. Ensino da geometria analítica com o uso do software Geogebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 12-35, 2013.
VERGNAUD, G. A classification of cognitive tasks and operations of thought envolved in addition subtraction problems. In: CARPENTER, T.; MOSER, J.; ROMBERG, T. Addition and subtraction. A cognitive perspective. Hillsdale, N. J.: Lawrence Erlbaum, 1982. p. 39-65.
______. A comprehensive theory of representation for mathematics education. Journal of Mathematical Behavioral, Boston, v. S17, n. 2, p. 167-181, 1998.
______. Multiplicative structures. In: HIEBERT, H.; BEHR, M. (Ed.). Research Agenda Mathematics Education. Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Hillsdale, N. J.: Lawrence Erlbaum, 1988. p. 45-112.
______. Quelques problèmes théoriques de la didactique a propos d´um exemple: les structures additives. Atelier Internacional d´Eté: Récherche em Didactique de la Phyque. La Londe les Maures, França, 1983.
______. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. (Ed.). Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro, 1993. p. 1-26.
VERGNAUD, G.; GUERSHON, H.; CONFREY, J. The Development of Multiplicative Reasoning in the Learning of mathematics. New York: State Universty of New York Press, 1994. p. 41-59.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR