Matemática e Música: a história da relação e evolução de duas Ciências através dos tempos

Autores

  • Lucas Teixeira da Silva Licenciado pelo curso de Matemática da Ulbra no campus Canoas/RS
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. Professora do Curso de Matemática Licenciatura e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra/ Canoas.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8977

Palavras-chave:

Educação Matemática, Matemática e Música, História da Música, Sons

Resumo

Apresenta-se neste artigo um histórico que evidencia a relação da matemática com a música e o seu desenvolvimento através dos tempos, com o objetivo de apresentar possíveis alternativas didáticas para se contextualizar os conceitos e conteúdos matemáticos em sala de aula. Esse material é resultado de uma pesquisa de iniciação científica, de um estudante do curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (Gecem) do Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim), da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas/RS. Desde as frações de pequenos números inteiros do tamanho de uma corda, dos pitagóricos, até os logaritmos musicais de
Sebastian Bach, a música e a matemática possuem profundas relações, as quais evoluíram em sincronia conforme os avanços da ciência e do entendimento acerca dos fenômenos do som. Expõe-se essas relações em uma cronologia temporal, além de apresentar reflexões sobre o ato de contextualizar os conteúdos e seus reflexos na aprendizagem dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Matemática e Música: a história da relação e evolução de duas Ciências através dos tempos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 130–141, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i2.8977. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8977. Acesso em: 16 out. 2025.