A construção de narrativas digitais por professores de ciências: análise de uma experiência de formação mediada pelas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9330Palavras-chave:
formação de professores, narrativas digitais, tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
Este estudo apresenta e analisa quatro encontros que constituíram uma experiência de formação cujo foco foi o desenvolvimento de narrativas digitais por professores de ciências de uma escola da rede particular do sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Essa experiência formativa de produção de narrativas digitais foi organizada com o propósito de promover a reflexão dos docentes sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), tendo como ponto de partida a pergunta: “Tenho um tablet. E agora?”. A análise dos encontros desse processo formativo permitiu identificar a narrativa digital como um elemento
motivador e promotor de reflexão na formação de professores, pois os docentes tiveram a oportunidade
de compartilhar suas práticas com tecnologias, refletir sobre elas e, por vezes, alterá-las. Também, nas narrativas digitais resultantes dessa experiência, identificou-se a potencialidade de um recurso cognitivo a ser utilizado na formação continuada, mas também na inicial, de professores, apresentando-se viável e acessível para as diferentes realidades e contextos das escolas brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR