Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico-filosófica

Autores

  • Carlos Evaldo dos Santos Silva Universidade Federal do Pará
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará.
  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9522

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Matemático, Jogos de Linguagem, Filosofia da Linguagem

Resumo

Neste ensaio temos o prosósito de conceituar o termo letramento em contextos de apropriação em língua materna e em linguagem matemática, respectivamente letramento e letramento matemático. Tomamos por base teórico-epistemológica a perspectiva social do uso dos saberes experienciais, dentro dos princípios da interação, bem como o conceito filosófico de jogos de linguagem. Em se tratando do desenvolvimento conceitual dos letramentos, discutimos, fundamentados em autores tais como Soares, Street, Kleiman e Rojo, ambos os termos utilizados para a compreensão de competências em linguagem e em matemática. Em nossas finalizações, apontamos para as necessidades do(s) letramento(s) em língua materna e em linguagem matemática para que o cidadão possa agir e interagir com seus pares no contexto atual do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Evaldo dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará

    Licenciado em Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professor das redes de educação do Estado do Pará e do Município de Belém.

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará.

    Doutora em  Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora  Associada na Universidade  Federal do PARÁ/IEMCI/PPGECM.

  • Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do PARÁ /ILC/FALE.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico-filosófica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.9522. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9522. Acesso em: 16 out. 2025.