Desenvolvimento de material instrucional (folder) para Educação não formal da Paleontologia em um Museu de Ciências do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9588Palavras-chave:
Divulgação científica, Material didático, Recursos EducacionaisResumo
O desenvolvimento de material instrucional impresso a ser disponibilizado no ambiente museológico não pode ser entendido fora do contexto da educação científica. Sendo assim, este estudo teve como objetivo descrever o processo de construção de um folder e suas principais características para a difusão do conhecimento paleontológico e ampliação do potencial de alfabetização científica do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (MUDI/UEM). Utilizou-se a pesquisa-ação como método de pesquisa, e essa foi desenvolvido em quatro etapas: escolha do conteúdo, com base nas necessidades do público-alvo; escolha de ilustrações; fotografias das principais amostras fósseis da coleção; e preparação do conteúdo, baseado na literatura científica. Acredita-se que, da forma como o folder foi desenvolvido, sua utilização como ferramenta de educação aumentará a conscientização acerca da importância da Paleontologia, sua ocorrência na região e o consequente geoturismo urbano.
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