Formação continuada para professores em serviço do Ensino Fundamental Séries Iniciais: Aprendizagem Significativa e mapas conceituais

Autores

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Camila Maria Bandeira Scheunemann Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9957

Palavras-chave:

Formação docente, Aprendizagem significativa, mapas conceituais, Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Abordar os pressupostos da aprendizagem significativa é importante para os professores em formação criarem estratégias que levem em conta o que os alunos já sabem e ensinem com base nisso. Trabalhar a formação de professores sobre o tema da aprendizagem significativa e o uso dos mapas conceituais, pode favorecer no processo de ensino e aprendizagem e na metacognição dos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi realizar uma formação apresentando a Teoria da Aprendizagem Significativa e mapas conceituais para professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e avaliar a apreensão do conteúdo através da análise dos mapas conceituais e verificar as suas percepções sobre a formação e as temáticas propostas. Os participantes foram professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da rede Municipal de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram os mapas conceituais confeccionados pelos professores e o questionário reflexivo referente às suas percepções. Os professores conseguiram expressar termos relacionados com a Teoria da Aprendizagem Significativa nos mapas conceituais elaborados, e os conceitos-chave que apareceram com maior frequência foram “aprendizagem significativa”, “conhecimentos prévios” e “professor mediador”. Todos os professores dizem acreditar na viabilidade de desenvolver atividades com vistas à aprendizagem significativa com as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, e que não encontrariam dificuldades para desenvolver esta temática com os alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche na Universidade do Porto- Portugal, PNPD/CAPES de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

  • Camila Maria Bandeira Scheunemann, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.

  • Paulo Tadeu Campos Lopes, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.

    Doutor em Fitotecnia. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

Formação continuada para professores em serviço do Ensino Fundamental Séries Iniciais: Aprendizagem Significativa e mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.9957. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9957. Acesso em: 16 out. 2025.