O Fenômeno Cultural do Misticismo Quântico: possibilidades e perspectivas de investigação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12903

Keywords:

Física Quântica, Misticismo, Popularização da Ciência, Circulação do Conhecimento, Ciência e Cultura

Abstract

O fenômeno cultural do misticismo quântico tem provocado reações diversas entre físicos, educadores e pesquisadores da área de Ensino de Física, pela grande popularização que o termo “quântico” adquiriu nas últimas décadas, em âmbitos que transcendem a área da física. Trata-se de um fenômeno complexo e multifacetado, que toca em questões como a natureza da ciência, as fronteiras entre o conhecimento científico e o não científico, questões de fundamentos da Física Quântica e suas implicações para a ciência e para a Educação Científica (EC). O objetivo do presente trabalho é apresentar um panorama dos principais temas relacionados a esse fenômeno, que têm sido explorados nos últimos anos, a fim de identificar novas possibilidades de pesquisa. Para isso, os temas serão apresentados a partir das perspectivas histórica, filosófica, social e educacional. Conclui-se que ainda existem muitas possibilidades de análise desse fenômeno, nas áreas de história, filosofia e sociologia da ciência e na compreensão e na busca de soluções para os seus impactos na ciência e na EC. Espera-se que este trabalho possa contribuir para fornecer um panorama geral dos problemas em aberto, que seja um ponto de partida para novas investigações e que inspire outros pesquisadores a explorarem o tema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcia Tiemi Saito, Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu

    Doutora em Ciências com concentração em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo. Docente no Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, Brasil.

Published

2021-09-01

How to Cite

O Fenômeno Cultural do Misticismo Quântico: possibilidades e perspectivas de investigação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12903. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12903. Acesso em: 1 dec. 2025.