PERSONALIZAÇÃO DE UM SISTEMA OPERACIONAL LINUX PARA PROJETO DE DOAÇÃO DE NOTEBOOKS PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Authors

  • Pablo João Canal da Costa
  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.13270

Keywords:

educação, tecnologias educacionais, inclusão digital, software livre, Linux

Abstract

Este artigo relata o processo de personalização de um sistema operacional baseado em Linux voltado a finalidades educacionais que atendam a demanda de um projeto local de captação de notebooks, na rede municipal de ensino de Passo Fundo - RS. O trabalho possui caráter descritivo, tendo por objetivo relatar o desenvolvimento do projeto. O sistema operacional recebeu o nome de Gepid OS (GEPID OS, 2021), em referência ao Grupo de Pesquisa em Cultura Digital da Universidade de Passo Fundo - RS, contendo pré-instalado uma série de pacotes de programas com fins educacionais. Este sistema, baseado no Linux Xubuntu LTS, passou a ser instalado de forma experimental em notebooks do projeto Banco de Notebooks, voltado à arrecadação e doação de notebooks para alunos da rede pública municipal de ensino em situação de ensino remoto emergencial, que não dispõe de dispositivos adequados para a realização das aulas on-line. Em uma segunda etapa de desenvolvimento, o sistema experimental Gepid OS passou a fazer parte de um projeto coordenado pelo programa EducaTech PF da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, contribuindo para o desenvolvimento de um sistema operacional Linux mais completo, voltado a notebooks adquiridos para a rede municipal de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Pablo João Canal da Costa

    Mestre em Educação pelo PPGEdu UPF. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação (IFSul). Graduado em Psicologia (UPF).

Published

2022-02-23

How to Cite

PERSONALIZAÇÃO DE UM SISTEMA OPERACIONAL LINUX PARA PROJETO DE DOAÇÃO DE NOTEBOOKS PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.13270. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13270. Acesso em: 17 oct. 2025.