INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6iespecial.14781

Keywords:

Educação CTS, Concepção de Tecnologia, Formação de professores

Abstract

Compreender a Sociedade atual e o papel da Tecnologia e Ciência exige que se tome como objeto de investigação as próprias inter-relações entre a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar as interações percebidas entre Tecnologia na Ciência e Sociedade na visão de professores em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram 75 licenciandos. Utilizou-se como instrumento um questionário. Para interpretação das respostas empregou-se o método Análise Textual Discursiva. Infere-se que os professores em formação inicial percebem a Tecnologia e suas relações com a Ciência e Sociedade, alinhados ainda a um discurso que se adere a concepção do modelo linear de desenvolvimento. Mencionam-se ainda que denotam a prevalência de concepções instrumentalistas, seguida de concepções deterministas, salvacionistas e utilitaristas de Tecnologia. Discursos mais amplos e críticos sobre Tecnologia foram menos identificados. Sinaliza-se, que a implementação de Dimensões Tecnológicas, aspectos da Teoria Crítica da Tecnologia, História e Filosofia da Tecnologia, Alfabetização Tecnológica e Natureza da Tecnologia na abordagem da Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura de Ciências, podem ser caminhos que auxiliem a construção de concepções amplas e críticas sobre Tecnologia e suas relações com a Ciência e a Sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Dioginys Cesar Felix de Lima

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando no mesmo Programa, Brasil. E-mail: . 

  • Josivania Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Marcelo Prado Amaral Rosa

    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. 

Published

2023-04-22

How to Cite

INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. especial, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6iespecial.14781. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14781. Acesso em: 1 dec. 2025.