OS FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA À PRÁTICA DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA

Authors

  • Neiva Sales Gerioni Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio
  • Paulo Varela Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15407

Keywords:

Focos de Aprendizagem Científica, Educação Básica, Atividades de Iniciação Científica, Axiologia aplicada à Formação de Professores

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi investigar de que forma os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) podem ser utilizados como guias axiológicos para a formação continuada de professores da Educação Básica, a fim de orientá-los na realização de Atividades de Iniciação Científica (AIC) no contexto escolar. Para tanto, foi sistematizado um curso de formação para a prática da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, o qual foi pautado nos FAC e em referenciais do campo da Axiologia aplicada ao Ensino. A pesquisa foi configurada nos pressupostos da investigação qualitativa, sendo que os dados coletados envolveram respostas fornecidas pelos participantes em questionários aplicados ao longo do processo formativo. A Análise Textual Discursiva foi o referencial teórico-metodológico que fundamentou os processos de coleta e de análise dos dados. As categorias previamente definidas com base nos FAC foram efetivadas na análise e evidenciaram o reconhecimento, por parte dos cursistas, das contribuições das AIC à sua formação docente e à educação escolar. Foi patente a percepção de que os FAC possibilitaram uma maior compreensão do fazer e da cultura científica dos professores, os quais reconheceram que as AIC podem ajudar seus alunos a terem uma visão mais clara da ciência e do mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-01-24

How to Cite

OS FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA À PRÁTICA DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.15407. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15407. Acesso em: 17 oct. 2025.