OS FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VOLTADA À PRÁTICA DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15407Keywords:
Focos de Aprendizagem Científica, Educação Básica, Atividades de Iniciação Científica, Axiologia aplicada à Formação de ProfessoresAbstract
O objetivo desta pesquisa foi investigar de que forma os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) podem ser utilizados como guias axiológicos para a formação continuada de professores da Educação Básica, a fim de orientá-los na realização de Atividades de Iniciação Científica (AIC) no contexto escolar. Para tanto, foi sistematizado um curso de formação para a prática da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, o qual foi pautado nos FAC e em referenciais do campo da Axiologia aplicada ao Ensino. A pesquisa foi configurada nos pressupostos da investigação qualitativa, sendo que os dados coletados envolveram respostas fornecidas pelos participantes em questionários aplicados ao longo do processo formativo. A Análise Textual Discursiva foi o referencial teórico-metodológico que fundamentou os processos de coleta e de análise dos dados. As categorias previamente definidas com base nos FAC foram efetivadas na análise e evidenciaram o reconhecimento, por parte dos cursistas, das contribuições das AIC à sua formação docente e à educação escolar. Foi patente a percepção de que os FAC possibilitaram uma maior compreensão do fazer e da cultura científica dos professores, os quais reconheceram que as AIC podem ajudar seus alunos a terem uma visão mais clara da ciência e do mundo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lucken Bueno Lucas, Profa. Neiva Gerioni, Prof. Dr. Paulo Varela

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR