ANÁLISE DO ENSINO USUAL DA NOÇÃO DE RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA INVESTIGAÇÃO NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES

Authors

  • Joalisson Bahia Santana UNEB
  • Jackelyne de Souza Medrado
  • Laerte Silva da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5335/xp2dc315

Keywords:

Relações métricas no triângulo retângulo, Engenharia Didática Clássica, Análise do ensino usual, Dissertações e teses

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação e tem o objetivo de identificar dificuldades no ensino e aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo por meio do estudo de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tal investigação corresponde a uma subetapa das Análises Preliminares da Engenharia Didática Clássica (EDC) da então dissertação, a saber, a análise do ensino usual e seus efeitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em trabalhos publicados sobre a noção matemática supracitada, nos quais é possível buscar por dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de aprendizagem, e pelos professores no processo de ensino. Foram localizados 23 trabalhos, entretanto um deles não foi analisado pois não estava em domínio público, o que inviabilizou sua análise para além do resumo. Os trabalhos analisados apresentaram direcionamentos para a utilização de recursos didáticos, a construção e aplicação de sequências didáticas, exemplos de aplicações e explorações das relações métricas em demonstrações. Algumas pesquisas abordaram situações do ambiente de sala de aula, evidenciando dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem, o que são informações importantes para uma pesquisa de EDC pois direcionam a construção de uma sequência de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-12-08

How to Cite

ANÁLISE DO ENSINO USUAL DA NOÇÃO DE RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA INVESTIGAÇÃO NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.5335/xp2dc315. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/16654. Acesso em: 15 jan. 2026.