O ensino de Física e a prática da ciência: aproximando-os com filosofia de modelos científicos no caso da Física de partículas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12816

Palavras-chave:

Ensino de Física de Partículas, Diagramas de Feynman, Modelo, Currículo, Natureza da Ciência

Resumo

Mundialmente, formuladores de políticas públicas, pesquisadores em educação científica, professores e alunos defendem o ensino de tópicos da Física Moderna e Contemporânea na educação básica. Dentre esses tópicos, investiga-se a potencial introdução da Física de Partículas no ensino médio. Neste contexto, há quase duas décadas, surgiram diferentes propostas críticas com relação às abordagens do tipo “Lista de Compras”, que consiste em um ensino que se reduz a apresentar inúmeras partículas elementares. Neste trabalho, propomos um currículo baseado em engajamento, que busca ensinar a ciência e sobre a ciência. A argumentação sobre a ciência é vinculada às pesquisas desenvolvidas na área de Natureza da Ciência. Posteriormente, identificamos os Diagramas de Feynman como modelos a partir da concepção pragmática da Filosofia da Ciência.  Por fim, a partir dessa argumentação, analisamos algumas propostas de ensino que já superaram a “Lista de Compras” vinculadas aos Diagramas de Feynman, e as comparamos a nossa proposta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Pedro Ghidini, Universidade de São Paulo/Mestrando

    Mestrando em Ensino de Ciências no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo

  • André Fantin, Universidade de São Paulo

    Mestrando em Ensino de Ciências no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.

  • Ivã Gurgel, Universidade de São Paulo

    Professor Doutor do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

  • Marcelo Gameiro Munhoz, Universidade de São Paulo

    Professor Associado do Departamento de Física Nuclear, prédio HEPIC, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

O ensino de Física e a prática da ciência: aproximando-os com filosofia de modelos científicos no caso da Física de partículas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12816. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12816. Acesso em: 1 dez. 2025.