Reconstruindo alguns modelos sobre luz e visão da história da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12901

Palavras-chave:

História da óptica, Modelos de Visão, Refração, Câmera Escura, Ensino de Óptica

Resumo

Ao longo da história se há tecido concepções sobre a luz e a visão que se evidenciam em campos tão diversos como a física, a teologia, a psicologia, a biologia, entre outros. Isto têm implicado no desenvolvimento de tecnologias com diversas aplicações, ao mesmo tempo, em que alcançam novos entendimentos e outros fenômenos surgiram. O objetivo fundamental deste artigo é fazer um tour por alguns modelos de luz e visão que foram coletados da história da óptica, dando atenção especial a refração. Da mesma forma, traz uma breve discussão sobre a tecnologia e suas relações com a ciência por meio da análise do papel da câmera escura como análogo ao olho, expandindo a compreensão do mecanismo da visão e mostrando uma gama de aplicações provenientes de campos tão diversos como a pintura. Conclui-se que a história da óptica é extensa e repleta de detalhes que nos mostram como a ciência se desenvolve através de controvérsias, da comunicação entre cientistas e da necessidade de explicar, prever e criar fenômenos. Longe de pretender ser exaustivo na apresentação dos modelos, o que se evidencia é a demarcação dos fenômenos e a estabilização dos fatos que dão origem a um modelo teórico. Por fim, são sugeridas algumas contribuições para os professores a partir de uma perspectiva da natureza da ciência e da tecnologia que podem ser consideradas em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP).

  • Lisbeth Lorena Alvarado Guzmán, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP)

    Doutoranda em Educação para a Ciência – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP).

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Reconstruindo alguns modelos sobre luz e visão da história da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12901. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12901. Acesso em: 1 dez. 2025.