Ciência e Valores: uma leitura epistemologicamente guiada de fontes primárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12904

Palavras-chave:

Subderteminação, Justificação, Radioatividade, Crítica Intersubjetiva, Fissão Nuclear

Resumo

Introduzo a temática da relação entre ciência e valores, um problema lógico que tem origem no problema da indução e na crítica ao positivismo lógico, com o escrutínio do conceito de subdeterminação. O objetivo geral é apresentar duas teses filosóficas com capacidade heurística bastante interessante para o Ensino de Física e de Ciências, em geral, sobretudo àqueles que, trabalhando com história da ciência no ensino, gostariam de poder examinar os potenciais filosóficos de algumas fontes primárias. O modelo triádico de justificação, desenvolvido por Larry Laudan, é um construto simultaneamente crítico ao positivismo e ao pós-positivismo. Por ser focado precisamente na justificação, tem o poder de permitir as análises de documentos como as Conferências Nobel, por exemplo. Reconhecendo a relação reticulada entre métodos, teorias e objetivos que faz um cientista ou uma comunidade, é possível olhar esses documentos e compreender o processo de racionalização ao qual eles aludem. Analiso a Conferência Nobel de Marie Curie, de modo a mostrar as inter-relações e ajustes entre métodos, teorias e objetivos anunciados pela física, em 1911, que culminaram em uma reestruturação da própria Química. Prosseguindo em relação às teses filosóficas, a ciência como conhecimento social, defendida por Helen Longino, é apresentada e, especificamente a importância dos tipos de crítica intersubjetiva, evidenciais e conceituais, elencados pela filósofa. Tais críticas servem de instrumento heurístico para a análise do trabalho “Sobre o elemento 93” de Ida Noddack, revelando como a subdeterminação de certas evidências pode gerar novas hipóteses, como neste caso, a da fissão nuclear.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marinês Domingues Cordeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora do departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Ciência e Valores: uma leitura epistemologicamente guiada de fontes primárias. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12904. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12904. Acesso em: 1 dez. 2025.