Epistemologia dos experimentos mentais, argumentação e explicações científicas no ensino de Física e de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12909

Palavras-chave:

Ensino de Física, Epistemologia, Experimentos Mentais, Argumentação, Educação Científica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a Epistemologia dos Experimentos Mentais (EM), a sua importância na História da Ciência e relevância metodológica para a aprendizagem de conceitos no Ensino de Física. Pretende-se defender que EM podem ser utilizados como argumentos na educação científica, no sentido de serem explicativos e informativos, possibilitando ao aluno uma melhor compreensão de conceitos científicos. Existem autores muito importantes na discussão sobre os usos do argumento e da argumentação no ensino, que desenvolveram trabalhos analisando a natureza e relevância dos EM na ciência, bem como outros debates e discussões da Epistemologia e da Filosofia da Ciência que trataram da noção clássica de explicação científica e da natureza do conhecimento científico. Também será discutida a utilização não apenas dos argumentos dedutivos na História da Ciência via EM, como na análise crítica da clássica demonstração da queda dos corpos de Galileu, por exemplo, dentre outros casos na História da Ciência, mas também outros exemplos históricos, onde argumentos indutivos-abdutivos como inferências a melhor explicação (IME) podem ser um interessante recurso heurístico para fornecer explicações científicas. O que se pretende minimamente mostrar, ao final, é que a utilização dos EM como argumentos na educação científica, através do recurso didático da argumentação, sejam eles indutivos como a IME ou dedutivos, pode trazer contribuições significativas para a aprendizagem em ciências, através de uma análise crítica dos mesmos por parte dos alunos, procurando com isso fomentar nos estudantes pensamento crítico e entendimento, em que estes possam oferecer explicações racionais para os fenômenos científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Rangel Guimarães, UFRGS

    Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel e Licenciado em Filosofia e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG EnFis - IF/UFRGS)

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Epistemologia dos experimentos mentais, argumentação e explicações científicas no ensino de Física e de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12909. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12909. Acesso em: 1 dez. 2025.