O centenário debate sobre a interpretação e os fundamentos da Física Quântica

Autores

  • Olival Freire Junior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12911

Palavras-chave:

história da física quântica, complementaridade, dissidentes quânticos

Resumo

Apresentamos reflexões sobre a história da mecânica quântica, em especial do debate sobre os fundamentos e interpretações desta teoria científica. Tais reflexões podem ser de utilidade no contexto dos preparativos para o projeto sobre o centenário da mecânica quântica, em 2025. Considerando-se a controvérsia sobre os fundamentos desta teoria como uma controvérsia também quase centenária, examinamos três aspectos: a atitude dos físicos face à pesquisa em fundamentos da teoria quântica, a atitude dos filósofos da ciência face à controvérsia e o papel dos experimentos na elucidação desta controvérsia. As lições que extraímos desta análise podem ser de utilidade no ensino da teoria quântica, particularmente nas primeiras etapas do contato dos estudantes com esta teoria científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Olival Freire Junior, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador CNPq na área de História da Ciência.

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

O centenário debate sobre a interpretação e os fundamentos da Física Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12911. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12911. Acesso em: 1 dez. 2025.