FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14214Palavras-chave:
Educação matemática crítica, Modelagem matemática, Formação de professor, Revisão sistemáticaResumo
Apresentamos um panorama das produções científicas relativas à formação de professores e à modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica. Nesta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, seguindo os aspectos de uma investigação do estado da arte no campo da educação matemática. A coleta de dados foi feita no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abrangendo produções publicadas até o ano de 2020. Destacamos os objetivos almejados, as concepções de modelagem matemática e as perspectivas críticas adotadas e as conclusões obtidas. A análise dos 21 trabalhos selecionados evidenciou que a modelagem matemática é uma alternativa metodológica que pode trazer interesse, colaborar para a criatividade e promover uma atitude positiva em relação à matemática. Ademais, pode desenvolver competências críticas. Por outro lado, poucos desses trabalhos focaram na implementação da modelagem e em analisar o desenvolvimento da reflexão crítica.
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