A importância de uma plataforma digital como suporte para aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em sala de aula

Autores

  • Filipe Costa Batista Boy Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
  • Letícia Silva Garcia Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8978

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tecnologia

Resumo

A forma de ensino tem sido alvo de pesquisas, buscando ser mais dinâmica e interativa com o aluno, em detrimento do modelo tradicional, no qual o professor transmite o conhecimento e os alunos comportam-se como meros ouvintes e memorizadores de informação. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), da tradução de Problem Based Learning (PBL), tem se tornado atrativa no meio acadêmico. A ABP é uma forma inovadora em que os alunos trabalham com a meta de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Este artigo é constituído por uma revisão básica da literatura sobre Aprendizagem Baseada em
Problemas, desenvolvimento de uma plataforma digital que auxilie o professor na aplicação dessa metodologia em sala de aula e uma análise e discussão dos resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

A importância de uma plataforma digital como suporte para aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 142–154, 2018. DOI: 10.5335/rbecm.v1i2.8978. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8978. Acesso em: 1 dez. 2025.