Práticas de escrita na universidade: vozes de autoria no gênero resenha
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11350Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, AutoriaResumo
A pesquisa em questão teve por objetivo analisar a escrita dos alunos do curso de Letras de uma Universidade Pública do estado do Tocantins, a fim de examinar a forma como estes se assumem autores dos textos produzidos na disciplina de Morfologia do Português, no gênero textual resenha. Esse gênero está na ordem do argumentar (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), permitindo ao resenhista agir, tanto em descrição da obra resenhada, quanto em avaliação, ora em um extremo ora em outro. Dessa forma, a presente pesquisa apresenta-se situada no paradigma de pesquisa qualitativa, de natureza documental, com uma concepção transgressiva (PENNYCOOK, 2006) de Linguística Aplicada. Os resultados mostraram como os acadêmicos, citam e fazem referências aos textos por meio de elementos linguísticos-discursivos. Ainda, constatamos a funcionalidade dos adjetivos, advérbios e verbos de expressarem posicionamentos do resenhista em relação ao texto-base se dá em correspondência com os verbos selecionados na resenha analisada.
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; Novos Estudos do Letramento; Autoria.
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