Práticas de escrita na universidade: vozes de autoria no gênero resenha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11350

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Novos Estudos do Letramento, Autoria

Resumo

A pesquisa em questão teve por objetivo analisar a escrita dos alunos do curso de Letras de uma Universidade Pública do estado do Tocantins, a fim de examinar a forma como estes se assumem autores dos textos produzidos na disciplina de Morfologia do Português, no gênero textual resenha. Esse gênero está na ordem do argumentar (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), permitindo ao resenhista agir, tanto em descrição da obra resenhada, quanto em avaliação, ora em um extremo ora em outro. Dessa forma, a presente pesquisa apresenta-se situada no paradigma de pesquisa qualitativa, de natureza documental, com uma concepção transgressiva (PENNYCOOK, 2006) de Linguística Aplicada. Os resultados mostraram como os acadêmicos, citam e fazem referências aos textos por meio de elementos linguísticos-discursivos. Ainda, constatamos a funcionalidade dos adjetivos, advérbios e verbos de expressarem posicionamentos do resenhista em relação ao texto-base se dá em correspondência com os verbos selecionados na resenha analisada. 

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; Novos Estudos do Letramento; Autoria.

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Biografia do Autor

  • Dalve Oliveira Batista-Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Assistente II, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, lotada no curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas.
  • Dimas Henrique Pereira de Oliveira Silva, Universidade Federal do Tocantins/UFT

    Universidade Federal do Tocantins/UFT

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

Práticas de escrita na universidade: vozes de autoria no gênero resenha. (2021). Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11350