Female representation in games: uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11386

Palavras-chave:

Translinguagem, Andaimento, Unidade Didática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental.  Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional.  O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo.

Palavras-chave: Translinguagem; Andaimento; Unidade didática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Female representation in games: uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa. (2020). Revista Desenredo, 17(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11386