Apontamentos historiográficos sobre o livro didático de português: o controle governamental em foco
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11402Palavras-chave:
Livro didático de português, Historiografia linguística, ensino de lingua materna, Programa Nacional do Livro DidáticoResumo
Este estudo apresenta alguns elementos para a construção de um percurso historiográfico do livro didático de português (LDP), cuja elaboração está intimamente associada às políticas públicas para a produção, a aquisição e a distribuição de material didático. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo aponta e discute elementos que permitem constatar como o governo, desde o Brasil Colônia, exerce um controle sobre a produção e a circulação do material didático para o ensino de língua materna. Os resultados da pesquisa indicam que os manuais didáticos são produzidos conforme definem documentos oficiais que regulam a edição e a circulação do LDP, configurando uma ordem do discurso sobre o livro didático a qual tem cristalizado um modelo de produção do LDP.
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