As definições de “gênero lírico” nos livros didáticos: problematizações e possibilidades quanto à formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11409Palavras-chave:
Escolarização da poesia, Gênero lírico, Leitura, Livros didáticosResumo
Neste artigo, realizamos um levantamento dos conceitos de “gênero lírico” presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), na edição de 2018. Tendo em vista as dificuldades de abordagem da leitura de poemas em sala de aula, um dos objetivos deste texto é verificar em que medida a problemática conceituação de lírica interfere – negativamente – na própria leitura de textos literários em sala de aula, ao apresentar conceitos teóricos que não se fundamentam na prática da leitura de textos selecionados. Dessa forma, ao recuperarmos a escolarização da poesia e ao percebermos quais características contribuem para a permanência de seu conturbado ensino, propomos, de maneira sintética, uma possibilidade de abordagem didática que busca amenizar as dificuldades da formação de leitores literários de poesia nas escolas.
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