As definições de “gênero lírico” nos livros didáticos: problematizações e possibilidades quanto à formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11409

Palavras-chave:

Escolarização da poesia, Gênero lírico, Leitura, Livros didáticos

Resumo

Neste artigo, realizamos um levantamento dos conceitos de “gênero lírico” presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), na edição de 2018. Tendo em vista as dificuldades de abordagem da leitura de poemas em sala de aula, um dos objetivos deste texto é verificar em que medida a problemática conceituação de lírica interfere – negativamente – na própria leitura de textos literários em sala de aula, ao apresentar conceitos teóricos que não se fundamentam na prática da leitura de textos selecionados. Dessa forma, ao recuperarmos a escolarização da poesia e ao percebermos quais características contribuem para a permanência de seu conturbado ensino, propomos, de maneira sintética, uma possibilidade de abordagem didática que busca amenizar as dificuldades da formação de leitores literários de poesia nas escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e aluna do curso de Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários, na mesma instituição.

  • Marcus De Martini, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor associado junto ao Departamento de Letras Vernáculas e ao Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-06-19

Como Citar

As definições de “gênero lírico” nos livros didáticos: problematizações e possibilidades quanto à formação de leitores. (2021). Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.11409