Ler e escrever na universidade: o gênero discursivo resenha acadêmica em foco
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12504Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Gêneros discursivos, Ensino-aprendizagem, ResenhaResumo
A expansão universitária trouxe para o debate um tema, por vezes, negligenciado: os letramentos acadêmicos. Ainda que, ao ingressar na esfera acadêmica, os estudantes sejam competentes leitores e produtores de textos, é comum que se deparem com inúmeros desafios relacionados ao ler e escrever gêneros discursivos que circulam na esfera acadêmica. Tais desafios são enfrentados em razão da mudança de esfera discursiva e, por isso mesmo, das práticas, valores, identidade, cultura, gêneros próprios da esfera acadêmica. Considerando esse contexto, o presente este relato de experiência tem como objetivo descrever uma proposta de ensino de produção do gênero discursivo resenha acadêmica com vistas ao desenvolvimento do letramento acadêmicos dos (as) participantes. Para isso, foram contemplados, na oficina, não só aspectos linguísticos, mas também discursivos do gênero selecionado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							