Uma proposta de escolarização da poesia no ensino médio a partir do cordel “A morte de Nanã”, de Patativa do Assaré
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.12541Palavras-chave:
Escolarização da poesia; Literatura de cordel; A morte de Nanã; Patativa do Assaré; Oficina literária no ensino médioResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de Oficina Literária, baseada em uma sequência didática expandida (Cosson, 2014 [2020]), que visa a aprimorar o processo de leitura e de escolarização da poesia no Ensino Médio. Como corpus do trabalho selecionamos o cordel “A morte de Nanã”, de Patativa do Assaré. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Como fundamentação teórica adotamos os seguintes autores: Candido (1988 [2017]), Cosson (2014 [2020]), Zumthor (1997), Lajolo (1982), Vitor Manoel de Aguiar e Silva (2007), Compagnon (2009), Rouxel (2012), Ferreira (1993), Hall (2006), Zilberman (2003), Foucambert (1994), Soares (2006), Alves (2008), Pinheiro (2008), Marinho e Pinheiro (2012). Utilizamos ainda algumas ideias de Franco e Testa (2017), Alves e Testa (2019), Feitosa (2001), Brandão (2009), Rojo (2004) entre outros. Como resultados, apontamos a perspectiva de que proporcionar vivências com texto de poesia na sala de aula ajuda a desenvolver competências leitoras e ainda conduz à uma efetivação do letramento literário. Além disso, o poema de Assaré oportuniza a compreensão simbólica, social e psíquica da literatura de cordel e também traz à luz o conhecimento da cultura nordestina em diferentes perspectivas.
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