Letramento através de notícias: experiência no Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Amanda de Andrade Briano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Tatiana Simões e Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12611

Palavras-chave:

Notícia, Gêneros textuais, Escola de Genebra

Resumo

Neste trabalho, iremos apresentar os resultados do nosso projeto de intervenção acerca do gênero notícia, realizado durante o Programa de Residência Pedagógica, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no ano de 2019. A proposta consistiu na produção de notícias, com base na sequência didática de gêneros da Escola de Genebra. O objetivo principal é verificar os impactos dessa metodologia na produção textual dos alunos, a partir de um processo de avaliação formativa, comparando as produções iniciais e finais. Tomamos como critérios de análise: a adequação ao tema e ao gênero, os indícios de autoria, a informatividade, a articulação e a progressão textual e a adequação linguístico-gramatical. Os resultados indicam que houve um progresso efetivo dos alunos em relação à estruturação do gênero e à compreensão de sua função social, mostrando que a metodologia genebrina é um caminho eficaz para o letramento a partir dos gêneros.

 

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

Letramento através de notícias: experiência no Programa de Residência Pedagógica. (2021). Revista Desenredo, 17(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12611