Os gêneros textuais e o ensino da compreensão leitora: uma análise de livros didáticos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12612Palavras-chave:
Gêneros textuais, Leitura, Texto didático, Língua InglesaResumo
Considerando a relevância dos gêneros textuais ao ensino de línguas, este trabalho tem por finalidade analisar como as atividades de leitura são orientadas nos livros didáticos de Língua Inglesa do Ensino Médio com vistas ao letramento crítico. Esta produção é um recorte de um estudo vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq 2019/2020). Nesse sentido, analisamos a coleção Way to Go e como parâmetros de análise, levamos em consideração a indicação de gênero textual, propósito comunicativo, forma composicional, suporte e a orientação para o posicionamento crítico dos alunos. Diante de nossos resultados, percebemos que a maioria das unidades apontam atividades embasadas em gêneros textuais, indicando a forma composicional, suporte e atenção ao desenvolvimento da criticidade dos alunos. No tocante ao propósito comunicativo, vimos que muitas atividades deixam de atender a esse critério. A coleção estudada apresenta, portanto, uma adequação parcial com as teorias relacionadas a este estudo.
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