Repertório sociocultural e gênero dissertativo-argumentativo na redação do ENEM e na dissertação de francês do BAC
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12619Palavras-chave:
análise do discurso comparativa, abordagem dialógica do discurso, ENEM, baccalauréatResumo
Ao concluírem a Educação Básica, alunos do Brasil e da França são solicitados a escrever textos do gênero dissertativo-argumentativo no ENEM e no baccalauréat (BAC) respectivamente. O objetivo do artigo é comparar o gênero redação/dissertação escolar tal como ele é praticado nos exames oficiais no Brasil e na França, a fim de melhor compreender as especificidades do trabalho com o gênero dissertativo-argumentativo nas línguas-culturas brasileira e francesa. Para tanto, analisaremos textos oficiais do Ministério da Educação de cada país e trechos de cinco redações nota mil do ENEM e de cinco dissertações autênticas publicadas na França. O trabalho baseia-se na inter-relação entre princípios epistemológicos da abordagem dialógica do discurso (ADD) e na análise de discursos comparativa, de origem francesa e estudada pelos membros do laboratório CLESTHIA-CEDISCOR. No Brasil, o grupo de pesquisa Diálogo (CNPq/USP) tem buscado aproximar os saberes de ambas as vertentes mencionadas, tal como realizado neste estudo.
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