Carta aberta na escola: um olhar a partir da composição do gênero e da progressão tópica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i2.12621Palavras-chave:
Carta aberta, Produção textual, Progressão tópicaResumo
Neste artigo, refletimos sobre como o trabalho com a composição do gênero carta aberta e com a progressão tópica pode contribuir para práticas de produção textual escolares, pois consideramos essa articulação mais uma possibilidade de subsidiar o processo de escrita argumentativa. Como corpus de análise selecionamos, duas versões de uma carta aberta, produzida por um estudante terceiro ano de Ensino Médio. Passos analíticos: 1º) estrutura composicional do gênero carta aberta, 2º) disposição das pirâmides tópicas, os quais culminam na discussão sobre os objetos de análise. Um olhar para a carta aberta em sala de aula, com foco na composição do gênero, aliado à progressão tópica, constituiu-se um importante recurso para o processo de ensino e aprendizagem de produção textual. Esperamos que esta reflexão possa embasar práticas pedagógicas e auxiliar no avanço da escrita escolar quanto à continuidade e coerência do texto, de modo que estratégias argumentativas sejam suficientemente exploradas.
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