A língua brasileira e a colonialidade: marcas de um passado muito presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.13695

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Colonialidade, Brasil, Formação cultural, Exploração

Resumo

A chegada de espanhóis e portugueses à América Latina é chamada de colonização. O Brasil, especificamente, tornou-se colônia de Portugal. Dessa colonização, surge a colonialidade, que existiu e continua existindo na atualidade. Considerando isso, este estudo visa a pesquisar aspectos gerais da colonialidade, especialmente no Brasil, e como sua relação com a língua se fez/faz presente na Língua Portuguesa brasileira e as marcas que ela tem deixado na sociedade quanto ao aspecto linguístico. Assim sendo, este artigo possui caráter de revisão de literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rudson Adriano Rossato da Luz, Universidade de Caxias do Sul

    Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); mestre em Educação (UCS); licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

  • Geraldo Antônio de Rosa, Universidade de Caxias do Sul

    Doutor em Teologia - Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, RS. Pesquisador - Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA - Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente-pesquisador - Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

A língua brasileira e a colonialidade: marcas de um passado muito presente. (2023). Revista Desenredo, 19(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.13695