Caminhos para a libertação do corpo feminino nas fotografias de Maria Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13947

Palavras-chave:

Corpo feminino, Arte, Voz, Maria Ribeiro, Libertação

Resumo

Este estudo apresenta um recorte da dissertação intitulada “Entre Literatura e Fotografia: representações do corpo feminino em Maria Teresa Horta e Maria Ribeiro” (2022) e evidencia a libertação do corpo feminino por meio de dois caminhos: a arte e a voz. Para tal, toma-se como corpus de análise duas fotografias de Maria Ribeiro e, a partir delas, discute-se o silenciamento do corpo e a sua insurreição a partir do olhar da mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otávio Rios Portela, Universidade do Estado do Amazonas

    Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atua no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), que coordenou desde a criação até junho de 2021. Em setembro de 20022, assumiu a Direção da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas. Realizou Estudos Pós-Doutorais junto ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC-ML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com bolsa CAPES (processo 18117-12-0), sob a supervisão da Profa. Dra. Isabel Pires de Lima. É Mestre e Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) no biênio 2014/2015. Desde 2008 é líder do grupo de pesquisas Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura (CAEL), registrado junto ao CNPq e certificado pela UEA. 

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Caminhos para a libertação do corpo feminino nas fotografias de Maria Ribeiro. (2022). Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13947