Do palco à escola: experiências formativas de um bailarino e professor da educação básica reveladas na fruição estética da dança
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.13952Palavras-chave:
Corpo dançante, Fruição estética, Experiências formativas, Análise dialógica do discurso, EstesiologiaResumo
O estudo objetiva apresentar experiências formativas produzidas no/pelo corpo em sua fruição estética da dança vivida na condição de bailarino e professor de Educação Física escolar. A metodologia envolve três etapas, a primeira é a análise da verbo-visualidade do vídeo da cena do espetáculo e de uma reportagem sobre o processo de montagem; o segundo método volta-se para uma pesquisa intervenção, contendo como análise a experiência do ensino da dança e; o terceiro volta-se para uma pesquisa narrativa que entrelaça as relações do eu-bailarino-professor. Como resultados e conclusão, a cena do corpo marcado apresenta uma dialogicidade com a memória sensível do professor-bailarino, o que tensiona a compreensão que a estabilidade e singularidade do objeto analisado foram respeitados, prezando, assim, pela sua unicidade. Esse fator apresenta uma originalidade singular desse estudo, que pode apontar outros horizontes de inquietações para os estudos das artes do corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Batista Santana, Fábio Marques de Souza, Elaine Melo de Brito Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							