Do palco à escola: experiências formativas de um bailarino e professor da educação básica reveladas na fruição estética da dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.13952

Palavras-chave:

Corpo dançante, Fruição estética, Experiências formativas, Análise dialógica do discurso, Estesiologia

Resumo

O estudo objetiva apresentar experiências formativas produzidas no/pelo corpo em sua fruição estética da dança vivida na condição de bailarino e professor de Educação Física escolar. A metodologia envolve três etapas, a primeira é a análise da verbo-visualidade do vídeo da cena do espetáculo e de uma reportagem sobre o processo de montagem; o segundo método volta-se para uma pesquisa intervenção, contendo como análise a experiência do ensino da dança e; o terceiro volta-se para uma pesquisa narrativa que entrelaça as relações do eu-bailarino-professor. Como resultados e conclusão, a cena do corpo marcado apresenta uma dialogicidade com a memória sensível do professor-bailarino, o que tensiona a compreensão que a estabilidade e singularidade do objeto analisado foram respeitados, prezando, assim, pela sua unicidade. Esse fator apresenta uma originalidade singular desse estudo, que pode apontar outros horizontes de inquietações para os estudos das artes do corpo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Batista Santana, Universidade Estadual da Paraíba

    Possui Licenciatura em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGFP, cursos esses ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba, também possui experiência artística como bailarino pela Companhia de Dança Balé Cidade de Campina Grande/PB. Atualmente é professor contratado da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de Licenciatura em Educação Física, também se encontra inserido no curso de doutorado do programa de Pós- Graduação de  Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Encontra-se inserido no Grupo de Pesquisa e Extensão Corpo, Educação e Linguagens - CEL/DEF/UEPB e no grupo de pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo, nesses espaços se interessa pelas temáticas: Teoria Dialógica da Linguagem na Educação Física escolar; Multiletramentos na Educação Física escolar; Prática Pedagógica e Formação de Professores (as) de Educação Física; Práticas Corporais de Aventura na Escola e na Formação de Professores de Educação Física, Corpo, Danças e Linguagens.

  • Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

    As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Políticas Linguísticas e Diplomacia Cultural, iv) Teoria Dialógica da Linguagem.

  • Elaine Melo de Brito Costa, Universidade Estadual da Paraíba

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo CEDES/UEPB. Tem experiência na Educação Física escolar (ensino médio), atuando principalmente na Dança com os seguintes temas: Corpo, Cultura e Lazer.

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

Do palco à escola: experiências formativas de um bailarino e professor da educação básica reveladas na fruição estética da dança. (2023). Revista Desenredo, 19(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.13952