Livro ilustrado: da composição ao sentido
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14197Palavras-chave:
livro ilustrado, design, visualidadeResumo
A literatura infantil e juvenil é um objeto artístico e estético formado, no caso do livro ilustrado, pela interação de linguagens. Esta pesquisa investiga o livro ilustrado de natureza narrativa, tendo como enfoque a composição da visualidade. O objetivo é apontar elementos composicionais das ilustrações presentes nesse gênero e características dos paratextos. A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana dos leitores e pela importância das imagens na construção de narrativas. Por meio de revisão bibliográfica e de análise qualitativa da dimensão visual de narrativas literárias, são analisados elementos como ponto, linha, contorno, forma, perspectiva, dimensão, cores, ritmo, design gráfico e paratextos. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos de enredos. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as instâncias verbal e visual e constrói a materialidade do livro.
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Copyright (c) 2023 Estella Maria Bortoncello Munhoz, Flávia Brocchetto Ramos

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