Livro ilustrado: da composição ao sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14197

Palavras-chave:

livro ilustrado, design, visualidade

Resumo

A literatura infantil e juvenil é um objeto artístico e estético formado, no caso do livro ilustrado, pela interação de linguagens. Esta pesquisa investiga o livro ilustrado de natureza narrativa, tendo como enfoque a composição da visualidade. O objetivo é apontar elementos composicionais das ilustrações presentes nesse gênero e características dos paratextos. A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana dos leitores e pela importância das imagens na construção de narrativas. Por meio de revisão bibliográfica e de análise qualitativa da dimensão visual de narrativas literárias, são analisados elementos como ponto, linha, contorno, forma, perspectiva, dimensão, cores, ritmo, design gráfico e paratextos. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos de enredos. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as instâncias verbal e visual e constrói a materialidade do livro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Estella Maria Bortoncello Munhoz, Universidade de Caxias do Sul

    Mestra em Letras e Cultura na linha de pesquisa de Literatura e processos culturais pela Universidade de Caxias do Sul (2022), bacharela em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018) e pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma universidade (2021). Estudante de licenciatura em Letras no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

  • Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

    Professora Titular na Universidade de Caxias do Sul. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Desenvolveu pós-doutorado, como pesquisadora sênior pela CAPES, na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais, sob orientação de José Machado Pais. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e é docente em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Letras). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado) no biênio 2017 a 2019. Membro do Comitê Interno do PIBITI/CNPq e do PROBITI/FAPERGS da Universidade de Caxias do Sul desde 2011. É editora na Revista Conjectura/UCS. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura infantil, focalizando leitura, literatura, biblioteca e mediação de leitura na Educação Básica. Autora de livros e de artigos em periódicos especializados. Orienta estágios, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC e, no período de 2010 a 2014, do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2015, por indicação da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação. Integrante da Coordenação Adjunta da SEB/MEC do PNLD 2018, em Língua Portuguesa e da Coordenação Pedagógica do PNLD Literário 2018 e PNLD Literário 2020. Em 2022, recebeu a outorga Mérito Científico - Medalha Virvi Ramos - pelo Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul. 

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

Livro ilustrado: da composição ao sentido. (2023). Revista Desenredo, 19(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14197

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)