O Gran Teatro da vida: máscaras, dramas e artifícios (neo)barrocos no romance O casamento de Nelson Rodrigues ou Anão de Velázquez
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14268Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, Barroco, NeobarrocoResumo
Os estudos que tratam de analisar a obra de Nelson Rodrigues têm como corpus principal alguma de suas inúmeras peças teatrais, valendo-se dos resultados apontados pelo grande crítico Sábato Magaldi. Quando não, esses estudos se concentram em analisar as crônicas jornalísticas produzidas nas mais diversas redações pelas quais passou o dramaturgo. A atuação de Nelson Rodrigues como romancista ainda é pouco explorada e merece uma atenção redobrada. Este artigo pretende analisar o romance O casamento à luz dos estudos neobarrocos de Severo Sarduy, que se utilizam principalmente da literatura latino-americana produzida a partir dos anos 60, como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Guimarães Rosa e José Lezama Lima para falar de um espaço neobarroco, hiperbólico, metafórico, metonímico, carnavalizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe França Ferreira, Samuel Anderson de Oliveira Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						 
							