O Gran Teatro da vida: máscaras, dramas e artifícios (neo)barrocos no romance O casamento de Nelson Rodrigues ou Anão de Velázquez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14268

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, Barroco, Neobarroco

Resumo

Os estudos que tratam de analisar a obra de Nelson Rodrigues têm como corpus principal alguma de suas inúmeras peças teatrais, valendo-se dos resultados apontados pelo grande crítico Sábato Magaldi. Quando não, esses estudos se concentram em analisar as crônicas jornalísticas produzidas nas mais diversas redações pelas quais passou o dramaturgo. A atuação de Nelson Rodrigues como romancista ainda é pouco explorada e merece uma atenção redobrada. Este artigo pretende analisar o romance O casamento à luz dos estudos neobarrocos de Severo Sarduy, que se utilizam principalmente da literatura latino-americana produzida a partir dos anos 60, como Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Guimarães Rosa e José Lezama Lima para falar de um espaço neobarroco, hiperbólico, metafórico, metonímico, carnavalizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe França Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado no curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de
    Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e professor de Espanhol Língua Estrangeira na rede
    privada de ensino do Rio Grande do Norte. Doutorando em Literatura Comparada pelo Programa de Pósgraduação em Estudos da Lingugagem/UFRN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Literatura
    Latinoamericana e nos estudos (neo)barrocos a ela ligados

  • Samuel Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professor Associado da UFRN, onde ministra disciplinas na área de língua e literatura espanholas na graduação em Letras-Espanhol e na área de literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de línguas e literaturas brasileira e espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco, José de Anchieta, Gregório de Matos, Literatura Espanhola e Hispano-americana do século de ouro, Literatura brasileira, literatura espanhola medieval, Gonzalo de Berceo, Antropofagia, Melancolia, Oswald de Andrade, poesia, teatro barroco. É coordenador do Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira. Organizou a coletânea de textos "Colóquio Barroco" III e IV, além dos livros "Literatura Hispânica em pauta", "Saberes e sabores do Barroco" e "O eterno retorno do Barroco". É autor dos livros "Gregório de Matos: do Barroco à Antropofagia" e "Edifício de palavras: Gregório de Matos e seu corpus espanhol", ambos resultado de sua tese de doutoramento, publicados pela EDUFRN.

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

O Gran Teatro da vida: máscaras, dramas e artifícios (neo)barrocos no romance O casamento de Nelson Rodrigues ou Anão de Velázquez. (2023). Revista Desenredo, 19(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14268

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)