Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-10-04. Leia a versão mais recente.

Aprender a escrever contos de aventura para ensinar no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin UFPR
  • Veronica Branco Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.15141

Palavras-chave:

Conto de aventura; Formação de Professores; Produção de Texto

Resumo

A pesquisa teve 07 professoras do Grupo Intervenção que produziram um texto na Oficina de Leitura, uma revisão após o Dia do Autor e a segunda revisão após Oficina de Criação Literária. Nesse ínterim, o Grupo de Escrita e Reescrita, com 12 professoras, escreveu um texto e revisou-o quatro meses depois, sem participar das oficinas. O texto deveria conter “o meio ambiente” como tema e “salvar o meio ambiente com um antídoto” ser a ideia principal do conto de aventura. Foram analisados 21 textos do Grupo Intervenção e 24 do Grupo de Escrita e Reescrita. Conclui-se que o primeiro teve influência do curso, porque a 2ª revisão de 06 textos qualificou-se como conto de aventura e um como micro conto, enquanto no segundo grupo, duas produções classificaram-se como conto de aventura, uma como micro conto e outras nove como ensaio, pois necessitam de revisão para atender o solicitado na pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela Valachinski Gandin, UFPR
    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Pós-doutoranda no CELLIJ - UNESP 
    http://lattes.cnpq.br/8015286273696913
    https://orcid.org/0000-0002-3836-7890
    Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
    Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura
    Rua Jaguariaíva, 512 - Sala Mundo Mágico da Leitura - Matinhos - Paraná - 83260-000
  • Veronica Branco, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular da UFPR; Setor de Educação; Depto. Teoria e Prática de Ensino. Professora do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-graduação em Educação, na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Programa de Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional. Curitiba, Paraná, Brasil. Rua Rockefeller nº57, gab. 229.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Versões

Como Citar

Aprender a escrever contos de aventura para ensinar no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. (2023). Revista Desenredo, 19(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.15141