O papel das narrativas na aquisição da língua: deslocamentos enunciativos da criança que narra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.15175

Palavras-chave:

aquisição da língua, enunciação, narrrativa

Resumo

Este artigo tem como tema as narrativas de eventos reais ou imaginários produzidas por uma criança de três anos de idade. Objetiva-se refletir sobre os deslocamentos enunciativos da criança nas narrativas produzidas e sobre o papel desses deslocamentos na trajetória de aquisição de língua. O tema é abordado à luz da perspectiva aquisicional enunciativa, com enfoque em três operações enunciativas: operação de preenchimento de lugar enunciativo, operação de referência, operação de inscrição enunciativa da criança na língua-discurso. Analisa-se um dado ilustrativo dos deslocamentos enunciativos da criança, o qual faz parte de um projeto de pesquisa de natureza aplicada; descritivo em seus objetivos; qualitativo na metodologia e análise dos dados. Neste artigo, os resultados apontam para deslocamentos enunciativos que dão origem a construções que permitem a imaginação criadora, as quais revelam um modo particular de a criança estar na língua-discurso via narrativas que recriam mundos no poder fundante da linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

    Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

  • Gabriela Golembieski, Universidade de Passo Fundo

    Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Educação Básica, graduada em Letras e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, com bolsa Capes Modalidade I.

  • Ana Carolina Boldori, Universidade de Passo Fundo

    Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica, Mestre em Letras - UPF e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - UPF.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

O papel das narrativas na aquisição da língua: deslocamentos enunciativos da criança que narra. (2023). Revista Desenredo, 19(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.15175