Vida de cão: o embotamento das espécies no conto “O crachá nos dentes”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15249

Palavras-chave:

Conto brasileiro, Lygia Fagundes Telles, Espécies companheiras, Cães

Resumo

Considerando a potencialidade apresentada pela elaboração literária de explorar, por vias transversas, o encontro com os viventes que nos cercam, neste artigo, desenvolvemos uma leitura analítico-interpretativa do conto “O crachá nos dentes”, publicado na coletânea A noite escura e mais eu [1995], da escritora Lygia Fagundes Telles. Com nosso estudo, procuramos investigar como a narrativa da autora se organiza a partir de uma dupla rasura de fronteiras. A primeira corresponde aos limites entre as espécies narrativas, nomeadamente a fábula e o conto, devido aos procedimentos engendrados na tessitura composicional; a segunda se refere ao tensionamento das barreiras entre espécies companheiras, que se inscreve no conto por meio da metamorfose experienciada pelo narrador canino. Para isso, mobilizamos um aporte teórico interdisciplinar, conjugando os operadores analíticos do texto literário e as contribuições da área dos Estudos Animais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosanne Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Letras (área: Literatura Comparada) pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com estágio de doutorado no exterior, no Departamento de Teologia na Universidade de Nottingham, Reino Unido (2007-2008), e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Licenciada em língua e literaturas de língua inglesa pela UFRN em 1999. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Teorias Críticas e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas na UFRN, atuando no Curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na mesma universidade. 

  • Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Técnico em Geologia (nível médio-integrado) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017). Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), na área de Literatura Comparada (Literatura e Memória Cultural). 

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Vida de cão: o embotamento das espécies no conto “O crachá nos dentes”, de Lygia Fagundes Telles . (2024). Revista Desenredo, 20(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15249