Super-heróis, amantes, melancólicos e cômicos: as reconfigurações do vampiro no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v21i2.15430Palavras-chave:
Vampiro, Reconfiguração, CinemaResumo
O presente artigo procura analisar as reconfigurações do vampiro nas produções cinematográficas contemporâneas. Através de alguns exemplos que tomam o ambiente mais blockbuster do cinema hollywoodiano, nossa proposta não é de um levantamento de todas suas incursões fílmicas, mas de uma tentativa de reflexão sobre suas características e sua capacidade de adaptabilidade aos novos anseios do público e da sociedade. O personagem vampírico abarca uma interessante multiplicidade, com uma variação de leituras de suas metáforas sociopolíticas e culturais em sua vasta história de aparições. Através desse trabalho, buscamos identificar a transformação do clássico vilão gótico em apostas contemporâneas que captam os desejos e necessidades de nossa subjetividade atual com propostas que elencam essas personas através de figuras heroicas em arcos narrativos diversos que não se limitam apenas ao gênero do Horror.
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