Interação e aprendizagem colaborativa no ensino da língua inglesa: um estudo em turmas numerosas em Moçambique

Autores

  • Rosita Ana Paulo Ruco Universidade Rovuma
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15588

Palavras-chave:

Interação., Aprendizagem colaborativa., Turmas numerosas., Moçambique.

Resumo

A interação e a aprendizagem colaborativa são fundamentais nos processos de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, visto que, além de possibilitar aos alunos partilhar informação sobre uma certa tarefa, eles podem desenvolver-se social e cognitivamente. Mas, como trabalhar de forma colaborativa em turmas numerosas?  Este artigo visa, portanto, compreender se o processo de aprendizagem colaborativa no ensino e aprendizagem da língua inglesa ocorre em turmas numerosas na Escola Secundária de Napipine, uma escola pública, periurbana, localizada na cidade de Nampula – Moçambique. Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram voluntariamente do estudo três professores de inglês. Para a geração dos dados, foram usadas as técnicas combinadas de entrevista semiestruturada e observação direta das aulas. As intervenções dos professores foram gravadas em áudio, e as aulas observadas foram filmadas, com a respectiva anuência dos participantes. O estudo apoiou-se na teoria sociocultural de Vygotsky, que enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo do aluno, dando mais ênfase à aprendizagem colaborativa. O resultado do estudo mostra que os professores de inglês sabem da importância da interação e da aprendizagem colaborativa no ensino da língua, mas a sua implementação é desafiadora, por vários motivos, principalmente por se tratar de turmas numerosas, como é o caso da escola em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosita Ana Paulo Ruco, Universidade Rovuma

    Professora de Inglês na Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique. Estudante do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Interação e aprendizagem colaborativa no ensino da língua inglesa: um estudo em turmas numerosas em Moçambique: . (2024). Revista Desenredo, 20(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15588