"A arte é sussuro da História": a bioficção em O ruído do tempo, de Julian Barnes

Autores

  • Ernani Silverio Hermes Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosani Úrsula Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v21i2.15887

Palavras-chave:

Narrativa, Bioficção, Julian Barnes

Resumo

A literatura contemporânea é marcada pela hibridização de gêneros literários e pela atenuação de fronteiras, como as da ficção e da História. Nesse contexto, a biografia e a ficção tendem a se justapor no que tem se chamado de bioficção (LACKEY, 2022). A partir dessas discussões, este artigo busca analisar a narrativa O ruído do tempo, de Julian Barnes (2017) tendo como operador de leitura a concepção de bioficção como forma literária que aproxima essas distintas modalidades de discurso como meio de criação literária. Em um primeiro momento, o conceito é discutido a partir de autores como Lackey (2022), Quadros e Mousquer (2019), Carrascosa (2014), dentre outros, para em seguida concretizar a análise literária tendo como vetores analíticos a profundidade subjetiva, o arranjo linguístico, a modalização política e o pacto ficcional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ernani Silverio Hermes, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando e Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor da área de linguagens da rede estadual do Rio Grande do Sul. 

  • Rosani Úrsula Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Doutorado em Neuere Deutsche Literatur pela Freie Universität Berlin. 

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"A arte é sussuro da História": a bioficção em O ruído do tempo, de Julian Barnes . (2025). Revista Desenredo, 21(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v21i2.15887