Estruturalismo Linguístico: Análise das Dicotomias Saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Autores

  • Orleane Evangelista de Santana UEMASUL
  • Cláudia Lúcia Alves UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16399

Palavras-chave:

Estruturalismo linguístico, Dicotomias saussureanas, Libras

Resumo

Este estudo dedutivo, bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório apresenta uma abordagem do Estruturalismo Linguístico de Ferdinand de Saussure, e tem como objetivo principal fazer uma análise das dicotomias saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que possibilitará mais conhecimento sobre a estrutura desta língua. O método estruturalista parte do princípio de que, ao se conhecer a base estrutural que constitui um objeto ou fenômeno de estudo, torna-se possível compreender como o conhecimento se dá naquela área, resultando daí conhecimento científico. Saussure criou uma série de pares dicotômicos - língua/fala, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma, significante/significado e arbitrariedade/motivação, os quais, na sua concepção, era a forma racional que o estudo linguístico deveria assumir. Este estudo buscará resposta para a seguinte questão norteadora: Em que medida o Estruturalismo Linguístico, no âmbito das dicotomias saussureanas, pode contribuir para a descrição da Língua Brasileira de Sinais contribuindo para a legitimidade desta língua?  E tem como hipótese de trabalho, a crença de que é possível a descrição linguística da Libras a partir das dicotomias saussereanas, sendo que essa análise muito contribuirá para um melhor conhecimento desta língua, cujos estudos investigativos, exploratórios e explicativos ainda são muitos tímidos e incipientes. Logo, descrever a Libras, a partir das dicotomias as quais Saussure elegeu como princípios inerentes a todas as línguas muito contribuirá para a ampliação da compreensão desta língua em seu plano teórico, o que é imprescindível para o seu desenvolvimento e reconhecimento, como língua natural, estando sujeita, assim como as demais, a todo e qualquer tipo de análise linguística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Orleane Evangelista de Santana, UEMASUL

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1998) e em Direito pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP (2008). É especialista em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau (UEMA - 2000), Língua Portuguesa (PUC-MINAS - 2002), Texto e Produção de sentido (PUC-MINAS - 2004), Linguística e Ensino (UEMA - 2006), Educação Especial e Inclusiva (UEMANET - 2020), Gestão Pública Municipal (UFMA - 2022), Gestão Pública e Liderança (UNINTER - 2022), Língua Brasileira de Sinais (UEMASUL - 2023), e Gestão Estratégica Educacional (UNINASSAU - em andamento). É Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014). É pós-doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. É professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão. É pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA), e do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELLI). Tem ampla experiência na área de Linguagens, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras, Produção Textual e Linguística. Tem também ampla experiência em Gestão Educacional. Foi Diretora Regional de Educação de Imperatriz nos anos 2015 a 2016 e está Gestora Regional de Educação de Imperatriz de 2016 até o presente momento.

  • Cláudia Lúcia Alves, UEMASUL

    Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Piauí (2007), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2021). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Professora Permanente do PPGLe da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA e Coordenadora do Núcléo de Acessibilidade Educaciona da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA. Tem experiência na área de Matemática e Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão, pedagogia da alternancia, deficiencia visual, libras e educação do campo.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Estruturalismo Linguístico: Análise das Dicotomias Saussureanas aplicadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (2024). Revista Desenredo, 20(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16399