Os corpos femininos na literatura das obras O Planeta dos Macacos e Saboroso Cadáver

Autores

  • nderson Martins Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Luiza Prates dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana de Lima Vijande Universidade Federal do Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16403

Palavras-chave:

Desumanização, feminino, distopia, maternidade, racionalidade

Resumo

O intuito do presente artigo é estabelecer uma relação entre os romances O Planeta dos Macacos (2015 [1963]), de Pierre Boulle e Saboroso Cadáver (2022), de Agustina Bazterrica. A obra de Boulle versa sobre questões de desumanização e subalternização e calca esse fazer objetificante ao logos. A aproximação feita demonstra que essa discussão é atualizada por Bazterrica, já que essa propõe uma releitura do lugar ocupado pelo feminino, bem como das questões morais relacionadas à racionalidade e a desumanização, ponto de partida desta análise. O interessante desse cotejo é que a subserviência e a exclusão do feminino como ser racional e dotado de “alma” denunciados por Saboroso cadáver está presente também em O Planeta dos Macacos, porém de forma naturalizada. Assim, essa análise parte de um estudo analítico e comparatista para pensar o tropo da desumanização atrelado ao feminino, nas personagens “Nova” e “Jazmín”. Como se verá, ambas as personagens tornam-se objetos em uma lógica que legitima o ser que possui o controle a partir de uma noção abstrata de racionalidade. Ademais, sua desumanização está também atrelada a mecanismos de produção e a maternidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • nderson Martins Pereira, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Licenciatura em letras pela Universidade Federal do Pampa (2012) e especialização em Linguagem e docência(2014), pela mesma instituição. Atualmente é bolsista do programa de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas(2015) na área de Literatura comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: novas mídias, identidade, distopia, inglês e pós-modernidade.
  • Luiza Prates dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

    Possui graduação no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Tradução e doutoranda em Letras pela mesma linha de pesquisa. Membro do Grupo de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI, participante dos Projetos de Pesquisa Ficção Brasileira no Século XXI - intertextualidade e interdiscursividade e Publicações periódicas latino-americanas em alguns momentos do século XX.

  • Juliana de Lima Vijande, Universidade Federal do Santa Maria

    Acadêmica em Medicina veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnica em Agropecuária no IFFar- campus Alegrete. Membro do projeto Clube de Leitura de distopia do campus iffar Alegrete. Participante do projeto RELATOS do IFFar campus Alegrete.  Atua no comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os corpos femininos na literatura das obras O Planeta dos Macacos e Saboroso Cadáver . (2025). Revista Desenredo, 21(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16403