Em torno da chamada etimologia popular: focalizando as vicissitudes da fala
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16439Palavras-chave:
Relações associativas. Vicissitudes da palavra. Fala de criança. Motivação e remotivação semântica. Fator homofônico.Resumo
Este trabalho busca revisitar a chamada “etimologia popular”, ao focalizar com destaque particularidades da fala na infância, aproximáveis ao que no uso linguístico adulto é chamado etimologia do povo. Abordar tal fenômeno, através das publicações de Béguelin (1993, 1995, 2002), abre uma perspectiva de análise deste feito a partir da reflexão saussuriana, trazendo à ilustração o que poderia ser denominado vicissitudes da fala – designação encontrada em artigo de De Lemos (2002), atribuída a achados da relação da criança com a língua e com o outro. Levar tal designação para os acontecimentos lexicais da fala da criança permite dar conta de ocorrências que, movidas por relações associativas, são distintas das inovações analógicas. A pesquisa explora material recolhido entre 2 e 5 anos de idade, na trajetória de crianças com o português-língua materna. Na mesma faixa de idade, incorpora achados do processo de aquisição do francês-língua materna, acrescentando extratos de Aimard (1975) e Bonnet e Tamine-Gardes (1984). Assim diversificada, a amostragem, ao abranger o fenômeno na fala dos adultos, ao lado de registros semelhantes na infância, será analisada a partir do que designamos como "fator homofônico". Atuando no continuum sonoro, este promove uma remotivação semântica (Béguelin 2002) no corpo de uma palavra, mise-en-rapport via similitude fônica com outra palavra, que se lhe é associada. Uma vicissitude da fala, que permite descortinar uma face do funcionamento simbólico, que importa caracterizar na sua diversidade e complexidade, à luz das ideias deixadas por Saussure. Estender a pesquisa a trocadilhos, mots d'esprit e adivinhas – cenário empírico que se oferece a investigação dentro do mesmo quadro teórico – é meta futura do trabalho (Figueira 2022, 2023a)
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.