Estudo comparativo da efetividade de selamento marginal de dois sistemas adesivos aplicados após a utilização de um material provisório a base de óxido de zinco e eugenol
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v11i2.1117Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de restaurações temporárias de óxido de zinco e eugenol (OZE) na microinfiltração marginal de restaurações de resina composta em esmalte e cemento-dentina, utilizando dois sistemas adesivos. Foram realizadas duas cavidades classe V padronizadas (3 x 3 x 2 mm) em quarenta molares humanos extraídos. Os dentes foram divididos em dois grupos: teste e controle. As cavidades do grupo-teste receberam restaurações provisórias com OZE e foram armazenadas por cinco dias em ambiente com umidade de 100%. Os dentes do grupo de controle foram armazenados sob as mesmas condições do grupo-teste, sem o OZE. O material foi removido com cureta e para cada dente dos grupos-teste e de controle uma das cavidades foi restaurada empregando-se um adesivo com condicionamento ácido total (Single Bond®) e a outra usando um adesivo com primer autocondicionante (Clearfil SE Bond®). A resina composta Filtek Z250® foi utilizada para restaurar as cavidades. Posteriormente à termociclagem, os dentes foram corados com azul de metileno (0,5%) por 2h. Após lavados e secos, os espécimes foram cortados longitudinalmente e avaliados em lupa (40X), sendo os dados analisados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis. Em cemento-dentina observou-se que o OZE influenciou apenas o adesivo com primer autocondicionante e o Single Bond® apresentou menor microinfiltração que o Clearfil ® tanto nos grupos com quanto naqueles sem OZE. Em esmalte não houve diferença estatística entre os grupos com e sem OZE quando foi utilizado o Clearfil®. Este mostrou menor índice de microinfiltração em esmalte quando comparado ao Single Bond® no grupo sem OZE e não houve diferença significativa em relaçao ao grupo com OZE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
