Condição de saúde bucal de crianças com deficiência auditiva matriculadas em uma escola de educação especial

Autores

  • Bruna Aldrighi Ruas
  • Cilene Gonçalves Borges
  • Vanessa Polina Pereira Costa Universidade Federal de Pelotas
  • Lisandrea Rocha Schardosim

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.6282

Resumo

Objetivo: avaliar a condição de saúde bucal de escolares entre 6 e 19 anos de idade com deficiência auditiva de uma escola de educação especial. Sujeitos e método: este estudo transversal prospectivo coletou dados sobre condições socioeconômicas, grau de deficiência auditiva e hábitos de higiene bucal por intermédio de um questionário direcionado aos cuidadores. A condição de saúde bucal foi obtida por meio de exame clínico, avaliando o índice de placa visível, o índice de sangramento gengival e o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (ceo-d e CPO-D). A análise descritiva foi realizada com valores absolutos e relativos, usando o programa Stata versão 10.0. A associação entre as variáveis independentes e o desfecho do estudo foi verificada por meio dos testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: foram avaliados cinquenta escolares, a maioria do sexo masculino, de baixa renda cujo cuidador era do lar. Em relação à saúde bucal, 90% dos escolares apresentaram placa visível, 22% tiveram sangramento gengival à sondagem e a média do índice CPO-D foi 1,8. Conclusões: a condição de higiene bucal dos escolares com deficiência auditiva avaliados foi insatisfatória e a doença cárie esteve presente em uma parcela considerável, porém, semelhante à população sem deficiência.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Condição de saúde bucal de crianças com deficiência auditiva matriculadas em uma escola de educação especial. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.6282