Condição de saúde bucal de crianças com deficiência auditiva matriculadas em uma escola de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.6282Resumo
Objetivo: avaliar a condição de saúde bucal de escolares entre 6 e 19 anos de idade com deficiência auditiva de uma escola de educação especial. Sujeitos e método: este estudo transversal prospectivo coletou dados sobre condições socioeconômicas, grau de deficiência auditiva e hábitos de higiene bucal por intermédio de um questionário direcionado aos cuidadores. A condição de saúde bucal foi obtida por meio de exame clínico, avaliando o índice de placa visível, o índice de sangramento gengival e o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (ceo-d e CPO-D). A análise descritiva foi realizada com valores absolutos e relativos, usando o programa Stata versão 10.0. A associação entre as variáveis independentes e o desfecho do estudo foi verificada por meio dos testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: foram avaliados cinquenta escolares, a maioria do sexo masculino, de baixa renda cujo cuidador era do lar. Em relação à saúde bucal, 90% dos escolares apresentaram placa visível, 22% tiveram sangramento gengival à sondagem e a média do índice CPO-D foi 1,8. Conclusões: a condição de higiene bucal dos escolares com deficiência auditiva avaliados foi insatisfatória e a doença cárie esteve presente em uma parcela considerável, porém, semelhante à população sem deficiência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Como Citar
Condição de saúde bucal de crianças com deficiência auditiva matriculadas em uma escola de educação especial. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.6282
