Pet-Saúde em extensão como instrumento de sustentabilidade do enlace ensino-serviçocomunidade”: um relato de experiência dos discentes extensionistas de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v24i3.9801Palavras-chave:
Educação em Saúde Pública, Extensão, Odontologia, Formação profissional, Educação permanenteResumo
Objetivo: o objetivo foi relatar a experiência das vivências de estudantes de Odontologia que participam de
um projeto de extensão realizado na atenção básica. Metodologia: o projeto foi desenvolvido na Estratégia
de Saúde da Família Santa Helena I na cidade de Governador Valadares-MG que atende em média 2.500
habitantes, contendo como a participação de duas acadêmicas do curso de Odontologia e o apoio tutorial de
docentes da Universidade Federal de Juiz Fora campus Governador Valadares e da cirurgiã-dentista da ESF.
As atividades foram realizadas visando atender as demandas dos usuários e do serviço que incluíram ações
educativas e preventivas em sala de espera, visitas domiciliares, grupos operativos e programa de saúde
com escolares, nos quais foram explanados temas a respeito de diversas doenças crônicas. Resultados: por
meio das ações de promoção de saúde a visão discente sobre as condições de saúde e de vida da população
da área de abrangência foi expandida, permitindo associar a teoria à prática e conhecer a importância do
contexto no processo saúde doença. As atividades nas escolas visando à prevenção de doenças bucais permitiram o envolvimento direto com as atividades parte do programa de saúde escolar. Atividades em grupos operativos foram realizadas juntamente com os profissionais do Nasf, o que possibilitou a transmissão de conhecimentos. Conclusão: a participação no projeto de extensão do Pet-Saúde proporcionou as discentes uma experiência diferenciada no cenário de ensino-aprendizagem, tendo exemplos práticos da atuação na Atenção Primária de diversos profissionais da saúde.
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